Notícia

Febre amarela tem vacina disponível

Dicas de saúde

   10 de fevereiro de 2017

Nos últimos dias surgiram notícias de pessoas infectadas pelo vírus da febre amarela. A doença tem duas categorias, a urbana e a selvagem, que se distinguem pelo mosquito transmissor. Na primeira, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Já na segunda, o mosquito transmissor é principalmente o Haemagogus.

Por enquanto, de acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos registrados são da categoria selvagem e ocorreram em áreas rurais dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins e São Paulo.

De acordo com a Fio Cruz, a febre amarela muitas vezes não chega a apresentar sintomas ou eles são muito fracos e fáceis de confundir. Eles são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um período de bem-estar, quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra o vírus.

A imunização se dá através de vacina disponível na rede pública. A prevenção é a mesmo contra o mosquito Aedes aegypti. Não deixe água parada, coloque areia nos vasos de plantas, cuide de garrafas e pneus.

Em caso de dúvidas, procure um médico. O Saúde PAS é conveniado com diversos hospitais e médicos que podem lhe atender.

Confira as orientações do Ministério da Saúde para a vacinação.

 

febre-amarela-info

Saúde PAS

16 anos ao seu lado cuidando do que mais importa: sua saúde.

PORTO ALEGRE:
Rua Jerônimo Coelho, 212 - 2º andar - Centro
51 3092 4800

Novo Hamburgo:
Av. Lima e Silva, 144 - Centro
51 3065 3298

Caxias do Sul:
Rua Moreira César, 2654 - São Pelegrino
54 3419 2499

Gramado:
Av. Borges de Medeiros, nº 3.143, sala 203
Fone: (54) 3286 5948 / (54) 99138 4506

Copyright 2016 - Saúde PAS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb