Informativo da Assembleia Geral de Participantes 2015

Saúde Pas

22 de maio de 2015

Em virtude do atraso por parte da Empresa Brasileira de Correios, o Relatório Informativo da Assembleia Geral de Participantes, enviado aos associados nos dias 12 e 13 de maio, está chegando às residências posteriormente ao aviso de débito, ocasionando muitas dúvidas.

Assembleia Geral Ordinária de Participantes

Ocorreu, no dia 14 de abril de 2015, a Assembleia Geral Ordinária de Participantes do Saúde PAS Medicina & Odonto, tendo como local o Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Na ocasião, foi apresentado pela Diretoria Executiva o Relatório de Gestão do exercício 2014, destacando-se o
Balanço Social, formado por um conjunto de ações e novos benefícios que agregaram qualidade e simplificação na utilização do plano, com destaque para o reembolso integral de exames clínicos e de imagens, abrangência nacional para urgências, emergências e internações, entre outros, somados às novas coberturas determinadas pela Agência Nacional de Saúde  Suplementar – ANS.
O presidente do Saúde PAS, Luiz Onofre Meira, discorreu sobre o déficit do exercício gerado pelo crescimento da despesa assistencial, salientando que a estrutura financeira consolidada ao longo dos anos permitiu a absorção de um impacto desse porte sem a necessidade de utilização das reservas e provisões técnicas.
O Balanço Financeiro apresentado na AGO demonstra a solidez do plano, que destaca-se através da demonstração dos superávits acumulados ao longo dos 15 anos de atuação do Saúde PAS.

O Relatório Atuarial, apresentado pelo Professor Roseni Ourives, atuário do Plano desde a sua fundação, sinalizou a necessidade de um aporte de recursos com o objetivo de reposição do déficit ocorrido e como forma de dar continuidade à saúde financeira histórica além de, também, enfrentar sem sobressaltos o exercício vigente, já que o cenário da economia e da saúde brasileira é de difícil projeção.

Palavra do presidente

O Saúde PAS, ao longo dos seus 15 anos, tem se caracterizado por buscar as melhores soluções em saúde, sem esquecer do bolso do associado. Isso está registrado no histórico de reajustes praticados desde o ano de 2000 que, de forma acumulada, ficou quase 40% abaixo do que a ANS permitia.
Nos últimos anos, a Agência Nacional passou a exigir diversas novas coberturas que tivemos que cumprir. Também, vivenciamos mudanças no perfil de uso dos benefícios no mercado de saúde como um todo, em especial, no número de exames complementares solicitados em cada consulta realizada.
A principal característica do SAÚDE PAS é social.Temos que resolver a necessidade do nosso associado, isso é regra

Paralelamente, o Saúde PAS passou a oferecer reembolso integral de exames complementares, benefício de extrema qualidade que simplifica e agiliza a busca pela saúde, mas com custo muito superior do que o sistema tradicional, praticamente inviabilizado pela dificuldade de realização de consultas.
Dessa forma, assumimos durante o exercício de 2014 esse novo custo assistencial, o que, evidentemente, gerou um déficit.
As medidas adotadas para o ajuste têm base legal e também são amparadas nos conceitos de solidariedade, autogestão, autonomia e mutualismo, que regem os princípios do plano desde sua fundação.
A proposta submetida aos presentes na Assembleia, definida pelo atuário, visa, essencialmente, recuperar o déficit do exercício e resguardar o plano no exercício vigente, situação de difícil projeção. Acatamos a proposição por ser de baixíssima representatividade quando comparada às novas coberturas.
Seguimos na busca incessante de levar aos nossos associados as melhores e mais qualificadas soluções para a SAÚDE!

Luiz Onofre Meira

Balanço Social

Balanço Social é um conjunto de informações que demonstram atividades de uma entidade privada com a sociedade em que ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.
Uma série de novas coberturas foi incorporada ao plano nos últimos anos. As mais recentes, tais como reembolso integral dos exames, novas regras para reembolso de anestesia visando sempre garantir 100% ao associado, abrangência nacional para consultas, exames, urgências e emergências, incluindo internações decorrente desses casos, maior participação do plano na cobertura de próteses, além das novas determinações da ANS, tais como ressarcimento ao SUS (cadastro único de saúde), aumento no rol de cobertura de exames complementares e também a adequação de tabelas de honorários às mais atualizadas do mercado, geraram um crescimento acelerado das despesas assistenciais, mas também criaram um novo patamar de atendimento, sendo motivo de orgulho, pois a satisfação dos usuários, que faz parte do dia-a-dia, também compõe o Balanço Social do Plano.

Hoje somos completos, com atendimento em todo o Brasil, comparados aos principais planos do mercado, mas com mensalidades muito inferiores. E, ainda assim, encontramos espaço para reverter nossa receita em soluções sociais

Entendemos que a melhor forma de cumprir nosso papel é gerar condições para que os associados possam usufruir de plena assistência à saúde, através de mecanismos facilitadores, de agilidade no acesso aos benefícios contratados e, também, do altruísmo da gestão, que busca soluções coletivas para problemas individuais.
De nossa origem como plano complementar, já nos afastamos muito: hoje somos completos, com atendimento em todo o Brasil, comparados aos principais planos do mercado, mas com mensalidades muito inferiores. E, ainda assim, encontramos espaço para reverter nossa receita em soluções sociais.
Com a utilização consciente e responsável do Plano, onde cada usuário entende também o seu papel na cadeia do mutualismo, mais benefícios virão e com eles a plena satisfação de ter assistência total, com qualidade e segurança.

O Assessor Fúlvio Albuquerque, da empresa SALUTARIS, apresentou o relatório atuarial junto ao balanço financeiro do plano. Ao comparar o gráfico de despesas assistencias dos dois últimos anos, destacou o crescimento da participação dos exames complementares e demonstrou que esse incremento resultava da ampliação do número de exames solicitados por consulta realizada e também do valor financeiro gerado pelo reembolso integral dos exames realizados fora da rede credenciada preferencial.

A despesa assistencial do SAÚDE PAS mostrou um incremento substancial na rubrica exames, que, de um ano pra cá apresentou uma variação de 12%

Gráfico Comparativo Despesa Assistencial

De acordo com o Professor Roseni Ourives, o reajuste de 9,65% liberado pela ANS em agosto de 2014, a ser aplicado a partir de maio de 2015, é insuficiente para atender as novas demandas financeiras do Plano, pois só vigora na data de aniversário de ingresso do associado, levando até 12 meses para ser percebido de forma integral pelo caixa da empresa.
Para recuperar o crescimento da despesa gerada por uma série de novos benefícios, alavancada fortemente pelos Serviços de Diagnóstico Complementares (Exames), foi realizado um cálculo atuarial levando-se em conta as diferentes variáveis, incluindo comportamento de utilização de benefícios.
O resultado foi a sinalização para a cobrança de aporte de recursos, previsto pela Normativa 137 da ANS, dividido em 12 parcelas mensais a partir de maio de 2015 para todos os associados titulares do plano completo, exceto aqueles da primeira faixa etária da tabela de contribuições (de 0 a 18 anos)*, que, na prática, são dependentes na condição de titulares apenas no termo de adesão.
Conforme orientação da ANS, os associados que tem suas contribuições mensais debitadas em folha de pagamento ou débito em conta corrente receberão pelo correio o aviso do débito discriminando valor da contribuição mensal e do aporte. Aqueles que pagam através de DOC, receberão os mesmos com a devida composição do cálculo do valor. Em caso de dúvida, utilize o call center do Saúde PAS: 0800 541 66 66.

Tabala Aporte

Saúde PAS

22 anos promovendo soluções em saúde!

PORTO ALEGRE:
Rua Jerônimo Coelho, 212 - 2º andar - Centro