Notícia

Relacionamento pai e filho: proximidade e cumplicidade

Dicas de saúde

   2 de junho de 2015

father-and-daughter-playing

A relação pai e filho vem mudando ao longo do tempo. O modelo tradicional de família deu lugar a um ambiente mais flexível, de maior proximidade entre pai e filhos. No passado o pai era uma figura austera, rígida, que chegava cansado do trabalho e passava pouco tempo com as crianças. Hoje, a relação é totalmente diferente, os pais estão mais participativos e preocupados em criar laços mais profundos de proximidade e cumplicidade.

Embora tenha havido mudanças no comportamento dos pais, é comum encontrar aqueles que se sentem incapazes de cuidar, e este medo pode favorecer um menor envolvimento com o filho.  A autoconfiança é essencial para que se construa um vínculo próximo e afetivo. Nesta interação é interessante destacar que se está aprendendo e ensinando a todo o momento.

Diante dessa nova realidade, é preciso também ter cuidado para não confundir flexibilidade com ausência de limites. Estabelecer regras e manter o senso de autoridade perante as crianças continua sendo necessário. Do contrário, elas poderão tornar-se adultos com dificuldades de conviver socialmente. Além disso, o pai deve ter cuidado para não se tornar autoritário, exigir que tudo seja feito do seu jeito; negligente, não se responsabilizando pela rotina do filho ou permissivo, permitindo que o filho faça o que quiser.

Outro aspecto na relação pai e filho que precisa ser observado é a preocupação exagerada com a educação dos filhos. Pais que cobram um bom desempenho escolar, criando padrões altos demais, podem gerar muita pressão sobre a criança que reage criando antipatia ou aversão aos estudos. É preciso haver equilíbrio também nas cobranças. Estimular a criança a buscar seu melhor sem compará-la a outras é a melhor alternativa. Essa é a dica da equipe de Psicologia da Vitale Saúde Pas.

Informações pelo fone (51) 3217-2480 ou pelo e-mail vitale@espacovitale.com.br.

Saúde PAS

20 anos promovendo soluções em saúde!

PORTO ALEGRE:
Rua Jerônimo Coelho, 212 - 2º andar - Centro
51 3092 4800

Novo Hamburgo:
Av. Lima e Silva, 144 - Centro
51 3065 3298

Caxias do Sul:
Rua Moreira César, 2654 - São Pelegrino
54 3419 2499

OUVIDORIA
ouvidoria@saudepas.com.br
51 3092 4808

Copyright 2016 - Saúde PAS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb