Realinhamento das Contribuições Mensais dos Planos Complementares

No dia 28 de abril de 2022, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária de participantes dos planos complementares da Saúde PAS Medicina & Odonto. Dentro da ordem do dia, foi abordado o realinhamento das contribuições mensais dos Planos Complementares.

Salientamos que a Saúde PAS não reajustou os valores da contribuição mensal em 2020, entendendo o momento peculiar que a sociedade vivia, com o auge da pandemia de Covid-19. Em 2021, o reajuste aplicado foi de apenas 4,1%, bem abaixo da média divulgada pela ANS para as operadoras de autogestão, que ficou em 7,1%.

Somando os reajustes da Saúde PAS nos três últimos exercícios, temos um acumulado de apenas 19,1%. No mesmo período o IVCMH, que é o Índice de Variação do Custo Médico Hospitalar, somou 53,2% e o valor médio do reajuste das operadoras de autogestão, divulgado pela ANS, ficou em 31,1%, ou seja: o reajuste aplicado pela Saúde PAS entre 2019 e 2021 ficou 12% abaixo do reajuste médio das operadoras de autogestão no mesmo período.

 

Veja como vai ficar o seu realinhamento de acordo com o seu aniversário de ingresso no plano

Importante destacar que os muitos beneficiários não irão receber o reajuste imediatamente mas apenas no mês de aniversário de ingresso no plano. Quem ingressou em março, por exemplo, receberá o reajuste apenas em março de 2023. Caso você não saiba a data de seu ingresso no plano, entre em contato conosco através do 0800 541 6666, do whatsapp (51) 3092 4800 ou, ainda, através do e-mail sab@saudepas.com.br.

Conforme divulgado também na Assembleia, o Conselho Deliberativo aprovou a atualização do valor da Cobertura Extra Moinhos de Vento para titulares do plano Complementar Completo 1, que passa a ser de R$ 310,00 mensais.

A Saúde PAS entendeu o agravamento da situação dos servidores públicos com a pandemia e deixou, durante os dois últimos exercícios, de repassar importantes reajustes. É chegada a hora, entretanto, em que este repasse se torna fundamental para a continuidade do equilíbrio atuarial do plano, garantindo a qualidade do atendimento em saúde a todos os beneficiários.

O percentual de reajuste está de acordo com as regras da ANS?

Recentemente a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – divulgou o percentual de 15,5% como máximo para planos individuais e familiares. Isto tem causado dúvidas em alguns beneficiários. É importante ressaltar que a Saúde PAS não comercializa planos individuais ou familiares, todos nossos planos são Coletivos por Adesão e não estão sujeitos a este percentual máximo de reajuste.